
'Rússia e EUA estiveram perto da Terceira Guerra Mundial', afirma Oliver Stone

Nos últimos três anos de conflito na Ucrânia, Rússia e Estados Unidos estiveram à beira de uma guerra nuclear, afirmou o cineasta norte-americano Oliver Stone na terça-feira (29).

"Quero enfatizar para vocês, alunos, o quanto chegamos perto da Terceira Guerra Mundial por causa dessa liderança [dos EUA] terrível”, disse Stone a estudantes russos durante o evento “Conhecimento.Primeiro”, realizado em Moscou.
Embora tenha seja um crítico do presidente Donald Trump, o diretor culpou o governo de John Biden e o "movimento neocon" norte-americano, acusando-os de desperdiçar recursos e travar uma "guerra retrógrada" com o objetivo de "enfraquecer a Rússia".
Stone comparou o atual momento com o auge da Guerra Fria, citando a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, quando a União Soviética instalou armamentos nucleares na ilha caribenha em resposta à presença de mísseis norte-americanos na Turquia.
Mídia tendenciosa
O cineasta afirmou ainda estar chocado com a cobertura da mídia ocidental sobre o conflito na Ucrânia. "Mesmo no auge da Guerra Fria, não tratávamos a Rússia dessa forma", afirmou.
"O estado de propaganda no Ocidente é um império incrível. Muito maior e mais forte do que eu imaginava", disse o cineasta.
Para ele, o cenário atual na imprensa ocidental parece vindo "diretamente das obras de George Orwell".
