O chefe do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, sugeriu a possibilidade de um ataque ucraniano à Praça Vermelha durante o desfile militar do 9 de Maio em Moscou, que marcará o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Ao comentar a proposta do presidente russo, Vladimir Putin, de uma trégua de três dias durante as celebrações, o líder do regime de Kiev afirmou que a Ucrânia busca atingir os "pontos mais sensíveis" da Rússia.
"Neste momento, eles estão preocupados com a possibilidade de realizar seu desfile militar, e com razão. Mas o que realmente deveria preocupá-los é que essa guerra ainda está acontecendo", disse Zelensky em vídeo divulgado na terça-feira (29).
"Temos tais capacidades"
Nesta quarta-feira (30), o secretário do Comitê para Assuntos de Segurança, Defesa e Inteligência do parlamento ucraniano, Roman Kostenko, declarou à imprensa local que o país tem condições técnicas para atingir a Praça Vermelha: "Se estivermos falando sobre nossas capacidades, nós temos tais capacidades", afirmou.
Ele reconheceu, no entanto, o alto nível de defesa antiaérea na região. "Mas agora temos recursos poderosos para desenvolver capacidades de ataque de longo alcance. Portanto, digamos que, se quisermos planejar uma operação desse tipo, não haverá grandes dificuldades", completou.
Resposta do Kremlin
Ao comentar as declarações sobre o possível ataque à Praça Vermelha por parte da Ucrânia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que "o desfile acontecerá e nós o assistiremos com orgulho".