Conheça os candidatos à presidência da Rússia nas eleições

A Comissão Eleitoral Central da Rússia registrou quatro candidatos: Vladislav Davankov, Vladimir Putin, Leonid Slutsky e Nikolai Kharitonov. O vencedor se tornará chefe de Estado até 2030.

As eleições presidenciais da Rússia serão realizadas este ano durante três dias, de 15 a 17 de março. Os cidadãos maiores de 18 anos poderão eleger o chefe de Estado indo pessoalmente a uma seção eleitoral ou escolhendo a opção de votação eletrônica pela Internet, que está disponível para os residentes de 29 regiões da Rússia e foi escolhida por mais de 4,9 milhões de eleitores.

De acordo com dados da Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia, havia 112,3 milhões de eleitores em 1 de janeiro, mais de 1,89 milhão no exterior e quase 12 mil na cidade de Baikonur (Cazaquistão). Além disso, 281 pontos eleitorais serão abertas em 144 países (288, incluindo os de Baikonur), onde os cidadãos russos que vivem no exterior ou estão viajando poderão votar.

O vencedor das eleições será o chefe de Estado pelos próximos seis anos, até 2030. A posse está marcada para 7 de maio.

A CEC recebeu inscrições de 33 cidadãos para concorrer às eleições; no entanto, apenas alguns deles cumpriram todos os requisitos legais para se tornarem candidatos à presidência. Assim, a comissão registrou quatro candidatos à presidência russa: Vladislav Davankov, Vladimir Putin, Leonid Slutsky e Nikolai Kharitonov.

Vladislav Davankov, partido Gente Nova 

Em 5 de janeiro, a Comissão Eleitoral Central registrou como candidato à presidência da Rússia o vice-presidente da Duma Estatal, Vladislav Davankov, do partido Gente Nova, quem apresentou os documentos em 25 de dezembro.

Formação 

Carreira política

Em 2020, participou da criação do partido Gente Nova e tornou-se o chefe do comitê executivo central do partido. Em setembro de 2021, foi eleito deputado da Duma Estatal russa e, em outubro do mesmo ano, tornou-se o vice-presidente da câmara. Participou das eleições para prefeito de Moscou em 2023, onde ficou em quarto lugar com 5,34% dos votos.

Agenda política

Vladislav Davankov tem se manifestado repetidamente sobre a questão da proibição do aborto, e um dos pontos de seu manifesto eleitoral diz: "liberdade de expressão e opinião, em vez de intolerância e denúncias". O restante de suas propostas é predominantemente de natureza econômica:

Além disso, o candidato acredita que a Rússia não pode ser isolada nem da Europa nem da Ásia, portanto, é necessário buscar novos parceiros e estabelecer relações mutuamente benéficas.

Vladimir Putin, candidato independente

O atual chefe de Estado foi o primeiro a apresentar os documentos para participar nas presidenciais em 18 de dezembro e foi registrado como candidato pela CEC no final de janeiro.

Vladimir Putin nasceu em 7 de outubro de 1952 em Leningrado (atual São Petersburgo).

Formação 

Carreira política

Em 31 de dezembro de 1999, o primeiro presidente da Rússia, Boris Yeltsin, anunciou sua renúncia em seu discurso de Ano Novo e entregou o poder a seu sucessor, Vladimir Putin. Em 25 de março de 2000, foram realizadas eleições presidenciais, nas quais Putin obteve 51,95% dos votos e se tornou pela primeira vez o presidente da Rússia.

Em seguida, foi eleito chefe de Estado mais três vezes:

Agenda política

O programa presidencial de Putin formou-se sobre a base de seu discurso anual à Duma Estatal e ao Conselho da Federação, as duas câmaras que compõem a Assembleia Federal (Parlamento russo) no final de fevereiro. Além de abordar uma ampla gama de questões de política externa, dedicou grande parte de seu discurso à política econômica e social do país, estabelecendo uma série de metas, incluindo: 

Leonid Slutski, Partido Liberal-Democrático da Rússia (LDPR)

Slutski apresentou documentos para participar das eleições presidenciais em 25 de dezembro e sua candidatura foi aprovada pela CEC.

Leonid Slutski nasceu em 4 de janeiro de 1968 em Moscou.

Formação acadêmica

Carreira política

Slutski é membro do partido LDPR desde 2000, mas tornou-se politicamente ativo em 2003, após se tornar deputado da Duma Estatal da quarta convocação.

No congresso do LDPR em 19 de dezembro, Slutski foi eleito por unanimidade pelos membros do partido como candidato à presidência da Rússia.

Agenda política

Nikolai Kharitonov, Partido Comunista da Federação da Rússia  (KPRF)

O representante do Partido Comunista da Federação da Rússia apresentou os documentos para participação nas eleições em 3 de janeiro e, em seis dias, a CEC o registrou como candidato à presidência da Rússia.

Nikolai Kharitonov nasceu em 30 de outubro de 1948 no vilarejo de Rezino, na região de Novosibirsk.

Formação 

Carreira política

Entre 1976 e 1994, trabalhou como diretor de uma granja estatal e foi eleito várias vezes como deputado dos conselhos de deputados de vários níveis na região de Novosibirsk. Em 1990, tornou-se deputado popular da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR, em suas siglas em russo). Atuou como deputado da Duma Estatal russa em oito legislaturas.

Atualmente, Kharitonov preside o Comitê da Duma Estatal para o Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico.

Em 23 de dezembro, o KPRF o indicou para a corrida presidencial de 2024, sendo o único candidato indicado entre os membros de seu partido. Para Kharitonov, essa não é sua primeira corrida presidencial da Rússia: em 2004, ele concorreu à presidência e ficou em segundo lugar, perdendo para o atual chefe de Estado, Vladimir Putin.

Agenda política