Trump admite ser mais fácil negociar com Putin do que com Zelensky

O presidente norte-americano atribuiu à sua diplomacia a disposição do presidente russo em negociar a paz, destacando que: "Putin não faria isso por ninguém além de mim".

Em entrevista nesta terça-feira (29) ao jornalista Glenn Beck, divulgada na rede social X, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que negociar com o presidente russo, Vladimir Putin, é mais fácil do que lidar com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.

Segundo Trump, Putin estaria disposto a discutir um possível acordo, enquanto Zelensky teria adotado uma postura mais inflexível. O norte-americano relembrou que, durante uma visita à Casa Branca, Zelensky ''começou a gritar'', exigindo maior apoio por parte dos Estados Unidos.

''Acho que ele (Putin) está disposto a fazer um acordo, e eu diria que tem sido mais fácil lidar com ele do que com Zelensky até agora'', admitiu o líder americano.

O presidente norte-americano destacou que seus próprios esforços diplomáticos são a razão pela qual Putin estaria disposto a negociar a paz: ''Putin não faria isso por ninguém além de mim''.

Zelensky não quer fazer um acordo

Em recente declaração, David Sacks, conselheiro especial da Casa Branca para Inteligência Artificial e Criptomoedas, apontou Zelensky como o principal entrave às negociações de paz com a Rússia. Segundo Sacks, o líder do regime de Kiev tem resistido de forma sistemática a qualquer concessão, o que, na visão do conselheiro, vem frustrando iniciativas diplomáticas e impedindo avanços concretos rumo a um cessar-fogo.

''O motivo pelo qual Rubio cancelou essa reunião foi o fato de os americanos terem apresentado uma proposta de paz e Zelensky a ter rejeitado de imediato, antes que os russos pudessem fazer qualquer coisa'', disse David Sacks.