Notícias

Detalhes sobre a ofensiva ucraniana fracassada contra a fronteira russa são revelados

O grupo de sabotagem ucraniano que tentou entrar na província de Belgorod na quinta-feira incluía forças especiais e mercenários estrangeiros, revelou o Ministério da Defesa russo.
Detalhes sobre a ofensiva ucraniana fracassada contra a fronteira russa são reveladosMinistério da Defesa da Federação Russa.

O Ministério da Defesa da Rússia forneceu detalhes sobre a derrota de um grupo ucraniano de sabotagem e reconhecimento que tentou penetrar a província russa de Belgorod na quinta-feira.

Um grupo de até 30 soldados, composto por combatentes de forças especiais e mercenários estrangeiros, aterrissou na noite de quinta-feira em helicópteros Mi-8 a cerca de um quilômetro da fronteira com a Rússia.

"O grupo de sabotagem chegou furtivamente ao município de Kozinka, na província de Belgorod, localizado ao longo da fronteira com a Rússia, e entrou em várias casas nos arredores", disse a agência militar em um comunicado.

Ao tentarem adentrar no município, os sabotadores foram detectados e atacados por tropas militares e guardas fronteiriças. 

"O inimigo foi derrotado por fogo de artilharia, ataques da aviação do Exército e pelo uso de bombas aéreas guiadas. Para excluir a aproximação das tropas de reserva, foi realizada uma varredura remota na área", disse o Ministério da Defesa.

Após terem sofrido ''perdas significativas'', os militares ucranianos ''começaram a se retirar em direção ao território ucraniano". Uma parte deles tentaram se abrigar nas casas da população local, mas foram bloqueados por militares russos.

O restante do grupo se retirou para o território ucraniano e entrou em um campo minado, onde morreu. Simultaneamente, um grupo de tropas inimigas que se deslocava para evacuar sabotadores feridos e mortos foi eliminado com um lançador múltiplo de foguetes Tornado. O total de perdas ucranianas ultrapassou meia centena de pessoas, segundo o Ministério.

O Ministério da Defesa da Rússia enfatiza que seus militares, em cooperação com os guardas de fronteira, frustraram todos os esforços ucranianos para cruzar a fronteira russa nas províncias de Belgorod e Kursk entre 12 e 14 de março. De acordo com a agência, a Ucrânia perdeu mais de 1.500 soldados, incluindo 500 mortos, além de 18 tanques e 23 veículos blindados.