O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto que devolve ao Aeroporto Internacional de Volgogrado o nome histórico de "Stalingrado", em homenagem à vitória soviética na Segunda Guerra Mundial. A cidade foi palco de uma das batalhas mais decisivas do conflito contra a Alemanha nazista.
''Para comemorar a vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, resolvo atribuir o nome histórico 'Stalingrado' ao Aeroporto Internacional de Volgogrado'', diz o decreto assinado por Putin nesta terça-feira (29).
A iniciativa de dar à instalação ''um nome verdadeiro, orgulhoso, corajoso e heróico'' pertence aos veteranos e participantes da operação militar especial, disse o governador local Andrei Bocharov durante uma reunião com Putin realizada algumas horas antes na cidade heróica.
''Bem, a palavra deles é lei para mim. É isso que faremos'', disse Putin.
Em paralelo, a Corporação Russa de Gerenciamento de Tráfego Aéreo informou que, entre os dias 8 e 10 de maio, os nomes históricos de Leningrado e Stalingrado serão temporariamente reintroduzidos para se referir, respectivamente, a São Petersburgo e Volgogrado, em uma medida simbólica que remete ao período da Segunda Guerra Mundial.
Aeroporto Internacional de Volgogrado
Fundado em 1952, o atual Aeroporto Internacional de Volgogrado teve origem no antigo campo de aviação militar de Gumrak, em operação desde o fim da década de 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local ganhou destaque estratégico ao ser ocupado pelas forças nazistas durante a Batalha de Stalingrado (1942–1943), servindo como base da Luftwaffe. Após a retomada da cidade pelas tropas soviéticas, em fevereiro de 1943, a estrutura foi restaurada e seguiu integrada à Força Aérea da União Soviética, até ser convertida, anos depois, em terminal de uso civil.