
Conselheiro de Putin alerta: OTAN ensaia ocupação de província russa e ataque a arsenal nuclear

O conselheiro presidencial russo Nikolay Patrushev denunciou nesta terça-feira (29) que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está conduzindo os maiores exercícios militares em décadas nas proximidades das fronteiras da Rússia, incluindo simulações de ocupação da província de Kaliningrado e ataques preventivos contra arsenais nucleares do país.
De acordo com Patrushev, que também é ex-chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB), os treinamentos são voltados para ataques a uma área que se estende de Vilnius, capital da Lituânia, até Odessa, cidade portuária no sul da Ucrânia.

“Pelo segundo ano consecutivo, a OTAN está realizando os maiores exercícios das últimas décadas perto de nossas fronteiras, ensaiando cenários de ações ofensivas contra uma vasta área, que se estende de Vilnius a Odessa. Isso inclui a tomada da província de Kaliningrado, o bloqueio da navegação nos mares Báltico e Negro, além de ataques preventivos às bases permanentes das forças de dissuasão nuclear da Rússia”, afirmou.
Patrushev também criticou o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, por ameaças contra Moscou com “o poder questionável da frota britânica, há muito desgastada, e com armas nucleares a bordo de seus submarinos”.
Ele sublinhou que as falas de Starmer vêm sendo “ecoadas” por líderes como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, além de outras autoridades do bloco europeu.
Para o conselheiro, o Ocidente estaria recorrendo a uma postura militarista por não conseguir lidar com as transformações geopolíticas atuais:
"Desesperados para resistir às mudanças globais, Bruxelas, Berlim, Paris e diversas outras capitais europeias estão novamente adotando uma postura vergonhosa ao flertar com ideais nazistas, voltando suas máquinas de guerra contra a Rússia e delirando sobre cenários apocalípticos nucleares", declarou, referindo-se ao apoio europeu ao regime de Kiev.
