Notícias

'O apoio mútuo entre Moscou e Pequim permanece inalterado', diz chanceler chinês

O ministro das Relações Exteriores da China considerou que Moscou e Pequim "devem fortalecer a coordenação e a cooperação dentro da estrutura do BRICS".
'O apoio mútuo entre Moscou e Pequim permanece inalterado', diz chanceler chinêsTelegram @MID_Russia

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou nesta segunda-feira (28), no Rio de Janeiro, que a parceria entre Moscou e Pequim permanece sólida mesmo diante das recentes transformações no cenário internacional.

A declaração foi feita após um encontro com o chanceler russo, Sergey Lavrov, durante a cúpula de ministros do BRICS.

"A situação internacional mudou muito nos últimos tempos. Mudanças são parte da realidade atual, mas o que não mudou é a confiança mútua e o apoio recíproco entre China e Rússia", afirmou Wang, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Durante a conversa, Wang destacou a importância de reforçar a coordenação entre os dois países dentro do BRICS, além de aprofundar a cooperação entre nações em desenvolvimento e economias emergentes. Segundo ele, essa união é essencial para equilibrar as dinâmicas globais.

Por sua vez, Lavrov declarou que Moscou aguarda a visita oficial do presidente chinês, Xi Jinping, para a celebração da vitória sobre o nazismo. O chanceler russo acrescentou ainda que o governo da Rússia está preparando uma visita a Pequim para marcar o aniversário da derrota do militarismo japonês e o fim da Segunda Guerra Mundial.