Notícias

Ataque israelense em Gaza deixa 20 mortos e 155 feridos

Helicópteros militares israelenses dispararam contra palestinos reunidos na rotatória do Kuwait.
Ataque israelense em Gaza deixa 20 mortos e 155 feridosGettyimages.ru / Majdi Fathi/NurPhoto

As forças israelenses lançaram um ataque de helicóptero contra dezenas de palestinos que se reuniram na rotatória do Kuwait, na Cidade de Gaza, em busca de ajuda humanitária. Como resultado do ataque, pelo menos 20 moradores da cidade foram mortos a tiros e 155 pessoas ficaram feridas.

Um correspondente da Al Jazeera relatou que um grande número de pessoas deslocadas estava na fila da rotatória no momento do ataque, esperando por suprimentos de alimentos e necessidades básicas.

O bombardeio contra civis palestinos ocorre após o ataque de quinta-feira, no qual soldados israelenses mataram seis pessoas e feriram 83 no mesmo local. Como agora, as multidões estavam aguardando a chegada de alimentos na rotatória do Kuwait, onde geralmente chegam os caminhões humanitários.

Na terça-feira, um comboio de seis caminhões do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) chegou ao norte de Gaza. Os habitantes de Gaza enfrentam uma situação de fome em meio ao bloqueio total do enclave palestino, que sobrevive com entregas esporádicas de ajuda humanitária — na melhor das hipóteses — enquanto Israel nega repetidamente o acesso aos suprimentos e persiste no bombardeio. 

Somente entre a noite de 13 de março e a manhã de 14 de março, 69 palestinos foram mortos e 110 ficaram feridos. Enquanto isso, o número total de vítimas desde o início da ofensiva israelense contra o enclave palestino em 7 de outubro do ano passado é de 31.341 mortos e 73.134 feridos.