O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na última sexta-feira (25), em Roma, com o jornalista e programador Julian Assange.
Durante o encontro, Lula destacou o papel do Papa Francisco na defesa da liberdade de expressão e afirmou que ficou "muito feliz em constatar que Assange está bem de saúde e está reconstruindo sua vida familiar e profissional".
O presidente ainda classificou Assange como "um exemplo para todos que atuam em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos", escreveu no X.
Quem é Assange?
Julian Assange, de 52 anos, é conhecido mundialmente como fundador do WikiLeaks, plataforma criada em 2006 para divulgar documentos temporários.
O site ganhou notoriedade em 2010 após o vazamento de vídeos e documentos militares dos Estados Unidos, que expôs abusos durante as guerras do Iraque e do Afeganistão.
Em 2016, o WikiLeaks voltou a ser destaque ao divulgar e-mails da campanha presidencial de Hillary Clinton.
Julian Assange foi acusado de divulgar documentos sigilosos dos Estados Unidos e esteve preso no Reino Unido. Em 2024, deixou a prisão após firmar um acordo com o governo norte-americano, no qual se declarou culpado das acusações relacionadas à espionagem.
Após anos de controvérsias e processos, Assange tenta reconstruir sua trajetória longe dos tribunais e da prisão.