Notícias

O que se sabe sobre o apagão em Portugal e Espanha

O episódio é o mais grave já ocorrido na Espanha; em Portugal, filas se formaram em caixas eletrônicos após diversos supermercados deixarem de aceitar cartões devido ao blecaute.
O que se sabe sobre o apagão em Portugal e EspanhaSandra Montanez/Getty Images

A Redes Energéticas Nacionais (REN), responsável pelo fornecimento de eletricidade e gás em Portugal, confirmou que, nesta segunda-feira (28), ocorreu ''um corte de energia massivo em toda a Península Ibérica e parte da França''. A empresa informou que os planos para restabelecer o serviço foram imediatamente acionados, mas a reparação completa pode levar até uma semana. Em Portugal, o corte de energia teve início por volta das 11h30 (horário local), 07h30 em Brasília.

A empresa energética informou que a interrupção no fornecimento de energia em Portugal foi provocada por uma falha na rede espanhola, associada a um fenômeno atmosférico raro chamado de ''vibração atmosférica induzida''.

Tanto a REN como o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmaram que não há indícios de que a falha tenha sido provocada por um ataque cibernético, divulgou o portal G1. 

  • A polícia confirmou que os semáforos foram afetados em todo o país.
  • Os serviços de telecomunicações móveis em Portugal estão com falhas e interrupções.

  • Diversos voos foram desviados para outros aeroportos devido à falta de energia.

  • O metrô foi fechado em Lisboa e no Porto.
  • Longas filas nos caixas automáticos para saques em dinheiro, já que muitas lojas não estão conseguindo receber pagamentos com cartões.

De acordo com a REN, a recuperação da energia nas áreas afetadas avançou com a normalização da produção nas centrais hídricas de Castelo de Bode e na termoelétrica da Tapada do Outeiro, permitindo o restabelecimento progressivo dos serviços. Algumas regiões do Porto e Santarém também já têm a energia reestabelecida.

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, está acompanhando de perto a falha de eletricidade generalizada que afeta as redes de Portugal e da Espanha. Em nota publicada no site da Presidência, o presidente informou que "acompanha a situação em contato permanente com o Governo".

Espanha

A Espanha também foi atingida pelo apagão, ocorrido por volta do mesmo horário que em Portugal. Em resposta à situação, o país declarou emergência nacional devido ao blecaute.

O ministro do Interior da Espanha, Fernando-Grande Marlaska, assinará nesta segunda-feira um decreto para declarar emergência de interesse nacional nas comunidades autônomas que, tendo sido afetadas pelo apagão do mesmo dia, assim o solicitem, informou o La Sexta, citando fontes do Ministério.

A Red Elétrica, operadora espanhola de energia, informou que 20% da demanda energética da Península Ibérica já foi recuperada, graças à produção autônoma e à interligação com a rede elétrica da França. Além disso, o boletim divulgado indicou que 45% das subestações de energia já estão energizadas.

O apagão também causou engarrafamentos no centro de Madri, onde os semáforos pararam de funcionar. Em algumas interseções, pessoas com coletes refletivos foram vistas tentando organizar o tráfego.

Centenas de pessoas se aglomeraram do lado de fora de prédios comerciais nas ruas da capital, enquanto uma grande presença policial foi registrada ao redor de edifícios importantes, orientando o tráfego e gerenciando cruzamentos centrais com luzes.

De acordo com o think tank de energia Ember, cerca de 43% da energia da Espanha provém de fontes eólicas e solares, enquanto a energia nuclear representa 20% e os combustíveis fósseis, 23%.

Apagão é o mais grave já registrado 

O grande apagão registrado nesta segunda-feira (22) na Península Ibérica é considerado o mais grave já ocorrido na Espanha. A extensão foi ampla, cobrindo praticamente todo o território continental, com exceção das ilhas e das cidades autônomas de Ceuta e Melilla, e afetou quase toda a população.

O episódio mais recente semelhante aconteceu em 24 de julho de 2021, quando uma falha elétrica deixou centenas de milhares de residências sem energia em diversas regiões espanholas por cerca de 45 minutos. Na ocasião, o apagão foi provocado por um incidente envolvendo um hidroavião que causou problemas na rede francesa de alta tensão, levando à desconexão temporária do sistema.