Notícias

Israel rejeita proposta de cessar-fogo de cinco anos em Gaza que previa libertação de todos reféns israelenses

O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos criticou a medida, dizendo que "o governo não tem um plano" para libertar os reféns.
Israel rejeita proposta de cessar-fogo de cinco anos em Gaza que previa libertação de todos reféns israelensesGettyimages.ru / Andrew Harnik

Israel rejeitou uma proposta de cessar-fogo de cinco anos com o Hamas que previa a libertação de todos os reféns israelenses ainda mantidos em Gaza, informou a mídia local nesta segunda-feira (28).

"Não há nenhuma chance de concordarmos com uma hudna (trégua temporária) com o Hamas, o que só permitiria que ele se rearmasse, se recuperasse e continuasse sua guerra contra o Estado de Israel com força ainda maior", declarou um funcionário de alto escalão israelense citado pela mídia. 

No sábado, uma delegação do Hamas liderada pelo líder sênior Khalil al-Hayya concordou, no Cairo, em libertar todos os reféns israelenses em troca de uma trégua de cinco anos, de acordo com uma fonte de segurança egípcia.

A última troca de reféns israelenses e detidos palestinos ocorreu sob um cessar-fogo que entrou em vigor em janeiro. Israel encerrou o cessar-fogo em março, após cerca de dois meses, e retomou sua ofensiva no enclave palestino.

O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos criticou a decisão das autoridades israelenses, afirmando que isso "prova que o governo não tem nenhum plano". 

"O primeiro-ministro e seus representantes continuam a explicar o que não estão dispostos a fazer para trazer os reféns de volta para casa - enquanto evitam a todo custo apresentar um plano claro para o que estão dispostos a fazer", afirmaram, de acordo com a mídia local.