Ao completar os primeiros 100 dias de seu novo mandato, o presidente Donald Trump enfrenta uma queda de aprovação e intensa divisão partidária, de acordo com uma pesquisa recente em conjunto do Washington Post, ABC News e Ipsos, publicada no domingo (27).
Segundo o levantamento, 55% dos adultos americanos desaprovam o trabalho de Trump (incluindo 44% que o rejeitam fortemente) em comparação com 39% dos que o aprovam. No início do segundo mandato do republicano, esses números eram 45% de aprovação e 53% de desaprovação.
Na perspetiva histórica, Trump registra o menor índice de aprovação para um presidente nesta fase do segundo mandato desde a presidência de Franklin D. Roosvelt nos anos 1930-1940.
A pesquisa revela sobre quais temas o público se mostra mais crítico à gestão Trump. Mais de 60% desaprovam a forma como ele conduz a economia, as relações internacionais e a política de tarifas. Em relação ao combate à imigração, uma das principais bandeiras de Trump, 53% rejeitam as ações do republicano. A insatisfação se estende a questões domésticas: a administração do governo federal e a falta de atenção aos problemas dos cidadãos comuns.
Base sólida entre republicanos
Enquanto seu apoio diminui entre o eleitorado geral, a lealdade dentro de sua base republicana permanece quase sem mudança, embora com sinais de erosão.
Mais de 80% dos republicanos continuam a aprovar a gestão de Trump, enquanto 15% expressam descontentamento — um aumento em relação aos 10% registrados em seu primeiro mandato. A lealdade partidária reflete a base que garantiu a Trump 94% dos votos republicanos nas últimas eleições, segundo o Washington Post.
Nenhuma das opções?
Apesar das críticas a Trump, o Partido Democrata, rival tradicional dos republicanos nos EUA, não é visto como uma alternativa sólida ao governo atual pelos cidadãos norte-americanos, revela a pesquisa.
Os americanos confiam mais em Trump do que nos democratas do Congresso quando se trata de lidar com os principais problemas do país, com 37% escolhendo Trump contra 30% dos Democratas. Outros 30% não confiam em nenhum dos dois.
Além disso, segundo o levantamento, o público americano considera que o partido Democrata está mais distante "das preocupações da maioria das pessoas" do que os republicanos por cinco pontos percentuais.