O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, reuniu-se com o seu colega chinês, Wang Yi, no Brasil, nesta segunda-feira (28). O encontro ocorreu no âmbito da reunião de ministros das Relações Exteriores do BRICS, que está sendo realizada nos dias 28 e 29 de abril no Rio de Janeiro.
Lavrov enfatizou que se reúne frequentemente com Yi e que isso "os mantém em sintonia com as mudanças que ocorrem" no mundo.
O ministro russo indicou que a Rússia está aguardando a visita oficial do presidente chinês Xi Jinping para comemorar a vitória sobre o nazismo e garantiu que o lado russo também está preparando uma visita à China para comemorar a derrota do militarismo japonês e o fim da Segunda Guerra Mundial.
A última vez que o chefe da diplomacia russa visitou o Brasil foi em novembro do ano passado por ocasião da cúpula do G20. Durante esse evento, Lavrov também se encontrou com Wang Yi em uma reunião que atestou o altíssimo nível de cooperação e estreitamento das relações entre Moscou e Pequim.