Uma equipe de cientistas criou um substituto da carne feito com cogumelos usando engenharia genética, de acordo com um estudo publicado recentemente na revista Nature.
Os pesquisadores da Universidade de Berkeley, o Instituto Conjunto de BioEnergia (EUA) e do Centro de Biosustentabilidade da Fundação Novo Nordisk (Dinamarca) usaram o fungo "Aspergillus oryzae", conhecido como koji, para modificar seu genoma e transformá-lo em uma fonte de alimento.
Especificamente, aumentaram a produção de heme do cogumelo, uma molécula à base de ferro encontrada em muitos organismos que dá à carne sua cor e sabor característicos, e de ergotioneína, um antioxidante associado a benefícios para a saúde cardiovascular.
Após essas mudanças, os cogumelos, que antes eram brancos, ficaram vermelhos e, ao remover o excesso de água e triturá-los, poderia dar-lhes a forma de hambúrguer.
Agora, os cientistas estão tentando tornar os cogumelos mais apetitosos modificando os genes que controlam sua textura. "Acreditamos que há muito espaço para explorar a textura modificando a morfologia fibrosa das células. Poderíamos então configurar a estrutura das fibras dos cogumelos para que fossem mais longas, o que proporcionaria uma experiência mais parecida com a da carne", disse o bioengenheiro Vayu Maini Rekdal, coautor do estudo.