Finlândia construirá ferrovia para transportar armas pesadas em caso de guerra com Rússia

O Projeto Rail Nordica prevê a adoção da bitola europeia e busca financiamento da União Europeia para facilitar a logística e a movimentação de tropas e armamentos do bloco militar.

A Finlândia vai investir 20 milhões de euros em um projeto que dará início ao planejamento da construção de uma linha férrea que conectará o país à Suécia e à Noruega, o que facilitará a logística militar da OTAN. A construção da ferrovia tem um custo estimado de 1,5 bilhão de euros, informou a mídia finlandesa.

A nova linha ferroviária partirá dos portos finlandeses de Oulu e Kemi, cruzando o rio na fronteira até chegar a Tornio e Haparanda, na Suécia, e seguindo em direção à cidade mineradora de Kiruna. O trajeto terá como destino final Narvik. Como destacou o Ministro dos Transportes e Comunicações, Lulu Ranne, esse projeto está sendo desenvolvido em um contexto de "possível ameaça russa".

Com trilhos mais estreitos, conforme os padrões da União Europeia, a ferrovia facilitará o transporte de tanques e artilharia dos arsenais da OTAN para a Finlândia.

"A Finlândia está rompendo seus últimos laços simbólicos com a Rússia", observa o jornal, ao citar a transição gradual para a bitola europeia, 90 milímetros mais estreita do que a atual.

As obras devem começar em cinco anos, e a primeira fase abrangerá um trecho de cerca de 30 km. Helsinque pretende recorrer ao cofinanciamento com a União Europeia, já que as normas do bloco exigem que Estados-membros avaliem, planejem e incentivem a adoção da bitola europeia.