
Kremlin: Moscou pode fornecer assistência militar à Coreia do Norte

A Rússia se disse disposta a fornecer assistência militar à Coreia do Norte, afirmou Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, nesta segunda-feira (28).
Questionado sobre eventual apoio ao regime norte-coreano, Peskov respondeu: “Com certeza. Temos um acordo em vigor e, nos termos desse compromisso, as partes se obrigam a prestar assistência quando necessário”.

Peskov citou como exemplo a participação de tropas norte-coreanas na libertação da província russa de Kursk, argumento usado para demonstrar a eficácia do tratado.
O presidente Vladimir Putin aproveitou a oportunidade para agradecer às tropas da Coreia do Norte envolvidas na operação em Kursk. Segundo ele, “os amigos coreanos agiram com senso de solidariedade, justiça e verdadeira camaradagem”.
“Prestamos homenagem ao heroísmo, ao alto nível de treinamento e ao sacrifício dos soldados coreanos que, lado a lado com os russos, defenderam nossa pátria como se fosse sua. Eles cumpriram seu dever com honra e coragem, cobrindo-se de glória inabalável”, enfatizou Putin.
