O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou à cidade brasileira do Rio de Janeiro, informou a agência RIA Novosti neste domingo.
Anteriormente, Moscou já havia confirmado a presença do ministro na reunião, marcada para os dias 28 e 29 de abril, acrescentando que o evento marca a oportunidade de discutir uma ampla gama de questões da agenda internacional.
Segundo a chancelaria russa, os chefes da diplomacia discutirão o desenvolvimento da cooperação econômica e os preparativos para a 17ª Cúpula do BRICS, a ser realizada nos dias 6 e 7 de julho na mesma cidade. Uma sessão ministerial ampliada com representantes dos países parceiros do grupo também está planejada.
"Tradicionalmente, a Rússia tem dado atenção prioritária ao fortalecimento da parceria estratégica do BRICS. No ambiente internacional em transformação, a parceria é uma verdadeira voz dos interesses dos países da maioria global, demonstrando seu compromisso com uma reforma justa do sistema de governança global com base em um diálogo equitativo e mutuamente respeitoso, uma abordagem coletiva para a solução de problemas e um sólido equilíbrio de interesses", informou a pasta.
Moscou confirmou que pretende seguir trabalhando para avançar em iniciativas lançadas no ano passado sob a presidência russa, incluindo a Bolsa de Grãos do BRICS, o Grupo de Contato sobre Clima e Desenvolvimento Sustentável e as Plataformas Geológicas e de Investimento.
A Rússia também pretende fortalecer o papel do bloco no sistema monetário e financeiro internacional, desenvolver a cooperação interbancária, promover a transformação do sistema de liquidação internacional e expandir o uso das moedas nacionais dos países membros no comércio mútuo.