
Putin ordena envio de vários aviões de emergência ao Irã para apagar incêndio em porto

Vladimir Putin ordenou neste domingo que vários aviões do Ministério de Emergências da Rússia fossem ao Irã para ajudar o país persa a apagar o incêndio que começou no sábado no porto de Shahid Rajai, na cidade de Bandar Abbas, devido a uma explosão.
De acordo com um comunicado da embaixada russa no Irã, o presidente decidiu tomar essa medida em resposta a um apelo dos parceiros iranianos. É especificado que essas aeronaves, acompanhadas por "profissionais experientes", serão usadas para ajudar a controlar e extinguir as chamas no porto de Shahid Rajai.
"Esperamos que nossos socorristas, juntamente com seus colegas iranianos, consigam conter as chamas e salvar esse porto, que é estatisticamente importante para a economia do Irã, e vidas humanas", disse a embaixada.

O Ministério de Emergências da Rússia informou que duas aeronaves estavam envolvidas: uma anfíbia multiuso Be-200 Altair e uma de transporte pesado Il-76.
A explosão ocorreu na manhã de sábado e acredita-se que tenha sido causada por uma substância usada como componente de combustível sólido de mísseis.
Até o momento, mais de 20 pessoas morreram e mais de 1.100 ficaram feridas. De acordo com a mídia local, aproximadamente 80% do fogo já foi extinto.
