Notícias

Presidência do Brasil no BRICS articula declaração conjunta para fortalecer comércio multilateral

O Sherpa do Brasil no BRICS sinalizou que o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio pode ser um contraponto importante às medidas unilaterais como as propostas por Donald Trump.
Presidência do Brasil no BRICS articula declaração conjunta para fortalecer comércio multilateralFernando Frazão/Agência Brasil

Foi apresentada neste sábado (26) pelo secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no BRICS, o embaixador Maurício Carvalho Lyrio, uma prévia dos assuntos que serão discutidos no encontro entre chanceleres dos países-membros do BRICS, a ser realizado nos dias 28 e 29 de abril, no Rio de Janeiro.

O negociador reafirmou como uma das prioridades da presidência do Brasil o apoio ao sistema de comércio multilateral, informando que os ministros já estão negociando para emitirem uma declaração que reforcem críticas a "medidas unilaterais de qualquer origem", citado pela Agência Brasil.

Nesse sentido, o Brasil vê o BRICS como mais um espaço para reiterar sua oposição a medidas dessa natureza no cenário internacional.

A fala ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, decretar uma nova política tarifária em seu país, que causou receio generalizado na economia global durante as últimas semanas.

Ademais, Lyrio ressaltou a importância do fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC), como mediadora de conflitos entre nações no âmbito econômico. O secretário denunciou a paralisação do Órgão de Apelação (OA), responsável pelas decisões em segunda instância, desde 2019, após os EUA bloquearam indicações de novos juízes.

De acordo com o funcionário do Itamaraty, "Isso priva o sistema multilateral do instrumento utilizado para solucionar controvérsias". Com sua inoperância, as nações ficam restritas a soluções bilaterais, com juízes indicados pelos próprios países.

Prioridades da presidência

Outra prioridade colocada pela presidência brasileira é o financiamento para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Dentre as propostas, está a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que contaria com maior investimento de países com um histórico poluente maior.

Além disso, temas como o papel dos BRICS na garantia da paz, na resolução de conflitos geopolíticos, na reforma da governança global, e no fortalecimento do papel do Sul Global no mundo estão previstos na agenda de discussões.

QUER SABER MAIS SOBRE O BRICS E SEU PAPEL EM UM MUNDO MULTIPOLAR? CONFIRA NOSSO ARTIGO.