Trump solicita passagem gratuita para navios dos EUA pelos canais do Panamá e de Suez

O presidente norte-americano solicitou ao secretário de Estado, Marco Rubio, que tomasse medidas imediatas sobre a questão.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou oficialmente que navios americanos, tanto militares quanto comerciais, tenham permissão para transitar gratuitamente pelos canais do Panamá e de Suez. A solicitação foi feita por meio de uma publicação em sua rede social, a Truth Social, onde Trump afirmou que os canais ''não existiriam sem os Estados Unidos''. Ele instruiu o secretário de Estado, Marco Rubio, a formalizar a demanda.

''Pedi ao Secretário de Estado Marco Rubio que imediatamente cuide e registre esta situação'', disse o presidente norte-americano.

O Canal do Panamá, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo, movimenta cerca de 40% do tráfego de contêineres dos EUA. Embora o canal tenha sido administrado pelos Estados Unidos até 1999, quando foi transferido para o Panamá, Trump já havia expressado anteriormente a intenção de retomar o controle da via estratégica. Recentemente, o presidente sugeriu que, devido ao apoio histórico dos EUA à construção e manutenção do canal, o país deveria ter um tratamento especial para a passagem de seus navios.

COMO O CANAL DO PANAMÁ MOLDOU O COMÉRCIO GLOBAL? ENTENDA COM NOSSO ARTIGO.