
Trump solicita passagem gratuita para navios dos EUA pelos canais do Panamá e de Suez

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou oficialmente que navios americanos, tanto militares quanto comerciais, tenham permissão para transitar gratuitamente pelos canais do Panamá e de Suez. A solicitação foi feita por meio de uma publicação em sua rede social, a Truth Social, onde Trump afirmou que os canais ''não existiriam sem os Estados Unidos''. Ele instruiu o secretário de Estado, Marco Rubio, a formalizar a demanda.
''Pedi ao Secretário de Estado Marco Rubio que imediatamente cuide e registre esta situação'', disse o presidente norte-americano.

O Canal do Panamá, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo, movimenta cerca de 40% do tráfego de contêineres dos EUA. Embora o canal tenha sido administrado pelos Estados Unidos até 1999, quando foi transferido para o Panamá, Trump já havia expressado anteriormente a intenção de retomar o controle da via estratégica. Recentemente, o presidente sugeriu que, devido ao apoio histórico dos EUA à construção e manutenção do canal, o país deveria ter um tratamento especial para a passagem de seus navios.
O Panamá reassumiu o controle do canal com base em um acordo firmado em 1977 durante a presidência de Jimmy Carter. Atualmente, os Estados Unidos e a China são os dois principais usuários da via, responsável por 5% do comércio marítimo global.
O Canal de Suez, sob controle do Egito desde 1956, movimenta cerca de 10% do comércio marítimo global. No entanto, essa cifra tem sido impactada pelos ataques de rebeldes Houthi do Iémen, que justificam suas ações como um ato de ''solidariedade'' com os palestinos na Faixa de Gaza.
COMO O CANAL DO PANAMÁ MOLDOU O COMÉRCIO GLOBAL? ENTENDA COM NOSSO ARTIGO.
