Fabricantes de robôs da China explicam por que não temem tarifaço: 'somos os únicos fornecedores'

Quando Trump anunciou seu 'tarifaço', a empresa chinesa Dolphin Robot Technology, que revolucionou o mercado ao apresentar robôs capazes de preparar cappuccinos e lattes, temeu que seus negócios fossem prejudicados.

No entanto, com o passar do tempo, a fabricante de produtos de altíssima tecnologia detentora de quase 100 patentes, percebeu que não estava em risco.

"Não estamos reduzindo nossos preços, porque os clientes dos EUA têm uma demanda rígida", explicou Han Zhaolin, fundador da empresa, em uma reportagem publicada pelo portal SCMP nesta semana. "Não há nada parecido com isso produzido nos EUA, na Alemanha ou no Japão, e produtos similares da Coreia do Sul custam o dobro".

A situação não é exclusividade da empresa. A Zhejiang Qiangnao Technology, que produz pernas e braços biônicos controlados por algoritmos com alto grau de sofisticação, também não foi afetada pelas medidas anunciadas pelos EUA.

Isso porque os dispositivos da companhia, vendidos por 50 mil dólares, já receberam a certificação de dispositivo médico da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA e são cobertos pelo sistema de seguro médico dos EUA, explicou o representante Pan Siyu, reconhecendo, no entanto, que a situação pode mudar caso as tarifas aumentem ainda mais.