
Brasil 'sobreviveu' e 'ficou rico' graças às taxações contra os EUA, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil "sobreviveu" e "ficou rico" ao impor tarifas sobre produtos americanos. A declaração foi feita durante entrevista à revista Time, ao comentar o aumento tarifário anunciado por ele nos primeiros 100 dias de mandato. A informação foi publicada nesta sexta-feira (25).
"Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram — é assim que sobreviveram. É assim que ficaram ricos", afirmou Trump, ao comparar a política comercial brasileira a de outros países como China e Índia, que, segundo ele, também impõem tributações de até 150% sobre produtos importados dos EUA.
Trump defendeu que não há cobrança de tarifa se a fabricação for realizada em solo americano. "Lembre-se disso: não há tarifas se fabricarem os produtos aqui. Isso é um enorme sucesso. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um grande sucesso", declarou.

Ainda segundo ele, os altos impostos cobrados por outros países como retaliação motivaram as empresas a instalar fábricas nos Estados Unidos para evitar as tarifas. "Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares — dinheiro que nunca arrecadamos antes", completou.
Ao responder sobre os efeitos nas pequenas empresas, Trump negou favorecimento às grandes corporações. "Pequenas empresas serão beneficiadas ainda mais do que as grandes", garantiu.
O presidente ainda classificou como "vitória total" a manutenção de tarifas elevadas a longo prazo, afirmando que isso tornaria o país mais lucrativo.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
