Notícias

Putin e enviado de Trump discutiram possível retomada de negociações diretas entre Rússia e Ucrânia

Steve Witkoff se reuniu já três vezes com o presidente russo neste ano.
Putin e enviado de Trump discutiram possível retomada de negociações diretas entre Rússia e UcrâniaKremlin pool

Durante as conversas realizadas nesta sexta-feira (25) em Moscou entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, foi discutida a possibilidade de retomar negociações diretas entre Rússia e Ucrânia, informou o assessor presidencial, Yuri Ushakov.

O funcionário classificou o encontro como "construtivo e muito útil". "Esta conversa permitiu que a Rússia e os EUA chegassem a um entendimento não apenas sobre a Ucrânia, mas também sobre uma série de outras questões internacionais", declarou. "Quanto à própria crise ucraniana, a discussão se concentrou, em particular, na possibilidade da retomada de conversações diretas entre os representantes da Federação da Rússia e da Ucrânia", acrescentou.

Na mesma linha, ele destacou o simbolismo da reunião, que ocorreu no dia do 80º aniversário do histórico encontro entre as tropas soviéticas e as unidades do exército americano às margens do rio Elba, a cerca de 100 quilômetros de Berlim. "Este encontro, como todos sabem, simboliza a aliança militar de nossos dois países na luta contra o nazismo", afirmou Ushakov.

Por outro lado, o assessor do Kremlin assegurou que "conforme o acordo alcançado entre os presidentes da Rússia e dos EUA, o diálogo entre americanos e russos continuará sendo frutífero em todos os níveis".

A reunião entre Putin e Witkoff ocorreu no contexto da colaboração entre Washington e Moscou para pôr fim ao conflito ucraniano. Neste ano, Witkoff se reuniu três vezes com o presidente russo. As últimas negociações ocorreram em 11 de abril na cidade de São Petersburgo.