Notícias

Adidas registra seu primeiro prejuízo em mais de 30 anos

A multinacional alemã perdeu muita renda após cancelar seu contrato com o rapper Ye em outubro passado por conta de publicações antissemitas.
Adidas registra seu primeiro prejuízo em mais de 30 anosAP / Michael Sohn

A multinacional alemã Adidas registrou um prejuízo líquido de operações contínuas de 63,4 milhões de dólares em 2023, de acordo com uma declaração compartilhada em seu site na quarta-feira.

Esse é seu primeiro prejuízo anual desde 1992, informa a Reuters.

"Embora não tenha sido nem de longe suficientemente bom, 2023 terminou melhor do que eu esperava no início do ano", explicou Bjorn Gulden, diretor executivo da empresa sediada na Baviera. "Apesar de termos perdido muita renda de Yeezy [após a empresa cancelar seu contrato com o rapper Ye em outubro passado em rejeição às suas publicações antissemitas] e de uma estratégia de vendas muito conservadora, conseguimos ter uma receita estável", acrescentou.

Também declarou que achavam que teriam um resultado operacional negativo substancial, mas obtiveram um lucro operacional de aproximadamente 293,2 milhões de dólares. Além disso, detalhou que, graças a um processo de comercialização e compra "muito disciplinado", reduziram seus inventários em cerca de 1.641 milhões de dólares.

A renda da Adidas na América do Norte caíram 16% no ano passado, já que esse mercado foi particularmente afetado pelo impacto negativo da marca Yeezy, enquanto na América Latina e na China suas vendas aumentaram 22% e 8%, respectivamente.