Notícias

Desrespeito? Ucrânia propõe cúpula política em Roma no dia do funeral do Papa Francisco

As autoridades italianas, contudo, têm dúvidas a respeito da viabilidade de se realizar tal encontro.
Desrespeito? Ucrânia propõe cúpula política em Roma no dia do funeral do Papa FranciscoGettyimages.ru / Antonio Masiello

A Ucrânia propõe a realização de uma cúpula em Roma no mesmo dia do funeral de Papa Francisco que contará com a presença de muitos líderes mundiais, incluindo Trump, informou o Le Repubblica nesta sexta-feira (25), com base em fontes diplomáticas. 

De acordo com o jornal, o regime de Kiev está propondo uma cúpula envolvendo EUA, Itália, França, Reino Unido e possivelmente a Alemanha, que será representada pelo ex-chanceler Olaf Scholz na cerimônia de despedida do Vaticano.

No entanto, tanto a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni quanto o vice-primeiro-ministro Antonio Tajani teriam expressado dúvidas sobre a realização do encontro.

"Duvido que a cúpula possa ser realizada no dia do funeral do Papa. Onde será realizada a cúpula? O dia do funeral, Trump com uma comitiva de cem pessoas... Logisticamente, é muito difícil", comentou Tajani.

Entretanto, o jornal observa que a pressão da Ucrânia continua, pois, além de tudo isso, a relutância das autoridades se deve ao fato de as negociações serem "tortuosas" e de não haver acordo à vista.

"Uma cúpula de paz em Roma às margens do funeral do pontífice não pode ser um fracasso. Seria um bumerangue político e de comunicação de magnitude global, especialmente para o país anfitrião do evento, a Itália", esclarece.