Notícias

Putin recebe enviado especial de Trump no Kremlin

Putin recebe enviado especial de Trump no KremlinGettyimages.ru / Gavriil Grigorov

Nesta sexta-feira, o presidente russo Vladimir Putin recebe o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, em Moscou.  

Os dois trocaram apertos de mão durante sua reunião no Kremlin. O lado russo das negociações inclui ainda o representante presidencial especial para investimentos e cooperação econômica com países estrangeiros Kirill Dmitriev e o conselheiro presidencial Yuri Ushakov.

O encontro ocorre em meio aos esforços de Washington e Moscou para pôr um fim ao conflito ucraniano. Witkoff já se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin outras três vezes este ano. A reunião anterior ocorreu em 11 de abril em São Petersburgo.

Anteriormente, estava planejado que o enviado especial participasse da reunião de alto nível para um cessar-fogo no conflito ucraniano programada para esta quarta-feira em Londres; no entanto, ele cancelou sua participação no encontro, assim como ocupantes de outros altos cargos ocidentais.

  • Após chegar ao poder, Trump optou por acelerar os contatos com Moscou. Desde então, ele conversou com Putin duas vezes por telefone.
  • A conversas para restaurar as relações entre Moscou e Washington começaram com uma reunião das delegações na cidade saudita de Riade, no dia 18 de fevereiro. No final do mesmo mês, as negociações foram realizadas em Istambul, com a segunda rodada tendo ocorrido há duas semanas.
  • Enquanto os dois países colaboram pelo fim do conflito, Kiev insiste em suas próprias condições, se recusando a fazer concessões.