Notícias

Ações rotineiras constituem perigo de contrair ameba mortal, diz estudo

As autoridades de saúde dos EUA analisaram 10 casos de pessoas que contraíram uma infecção por "Acanthamoeba" na última década.
Ações rotineiras constituem perigo de contrair ameba mortal, diz estudoAP / Mark Cornelison / Lexington Herald-Leader

Um estudo recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos associou a infecção pela ameba 'Acanthamoeba' a lavagem nasal com água da torneira, o que pode ter consequências fatais, informa a AP.

Os cientistas alertam há vários anos que as pessoas que usam recipientes para enxaguar as narinas podem contrair infecções no cérebro, entre outras consequências, se usarem o tipo de água inadequado.

A pesquisa recente, publicada na terça-feira na revista Emerging Infectious Diseases, analisa 10 casos de pessoas que contraíram uma infecção por  'Acanthamoeba', considerada uma ameba "devoradora de cérebros", após fazer lavagens nasais com água da torneira e três delas morreram.

As amebas são organismos unicelulares que podem causar infecções parasitárias em seres humanos, inclusive doenças de pele e dos olhos, bem como infecções cerebrais potencialmente fatais.

Por esse motivo, os CDC recomendam o uso de água fervida ou esterilizada ao enxaguar as passagens nasais. Se for usada água da torneira, deve ser fervida por no mínimo um minuto (ou três minutos em áreas montanhosas) antes de ser resfriada e usada.