Trump culpa Ucrânia e OTAN por conflito com a Rússia

O presidente norte-americano também rejeitou a participação da Ucrânia no bloco militar.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma entrevista à Time publicada nesta sexta-feira (25) que a Ucrânia é a culpada por desencadear o conflito com a Rússia por causa de suas aspirações de ingressar na OTAN.

"Acho que o que desencadeou o início [do conflito] foi quando eles começaram a falar sobre a adesão à OTAN", disse.

Ao ser questionado se Kiev deveria desistir de suas aspirações de adesão à OTAN, Trump descartou a possibilidade do ingresso ucraniano no bloco.

"Na minha opinião, a Ucrânia nunca conseguirá ingressar na Aliança Atlântica. Acho que o que deu início à guerra foi quando eles começaram a falar sobre a entrada na OTAN", afirmou.

O presidente norte-americano acrescentou que, se a Ucrânia não tivesse manifestado essa intenção, muito provavelmente o conflito não teria se iniciado.

Durante a entrevista, Trump também reiterou que a península da Crimeia, que se reunificou com a Rússia em março de 2014 após um referendo em que 96,77% da população votou a favor da integração, "continuará sendo parte da Rússia".

Por fim, o presidente dos EUA afirmou que o país não está participando de negociações com a Rússia sobre questões que não estejam diretamente ligadas à busca por uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia.

"No entanto, se alcançarmos um acordo, acredito que poderemos estabelecer relações comerciais tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia como um todo", concluiu.