Notícias

"Filme de terror": vídeo revelador de restaurantes e lojas vazios em Buenos Aires

Estimativas de especialistas indicam que o consumo diminuiu em mais de 25% nos dois primeiros meses do ano em comparação com 2023.
"Filme de terror": vídeo revelador de restaurantes e lojas vazios em Buenos AiresX / @FelicitasBV

Na Argentina, um vídeo gravado em uma das principais avenidas da cidade de Buenos Aires rapidamente se tornou viral, pois muitos concordaram que revelou o efeito que as medidas econômicas adotadas pelo Governo do presidente Javier Milei tiveram sobre o consumo.

O clipe foi originalmente transmitido pela jornalista Felicitas Bonavitta, que acompanhou o vídeo com a mensagem:"Um filme de terror".

Sua amostra incluía pizzarias vazias, restaurantes e outras lojas localizadas entre as avenidas Corrientes e Callao, no coração comercial da capital, fato que está de acordo com a contração do consumo oficialmente relatada nos dois primeiros meses do ano.

De acordo com o Índice de Vendas no Varejo Pymes, elaborado pela Confederação Argentina de Médias Empresas (CAME), as vendas no varejo em fevereiro caíram 25,5% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas caíram 7,4% em relação a janeiro, com as maiores contrações nos setores de farmácia, perfumaria e alimentos, segundo o El Destape.

Reações

Após a publicação, muitos usuários postaram comentários sobre a difícil situação econômica pela qual a Argentina está passando, que atribuem, em grande parte, ao programa de ajuste econômico implantado pela administração de Milei.

"Ontem eu fui ao Burger. Tudo estava funcionando com 50%. Achei que ia demorar muito. Havia literalmente uma garota do pedido e eu. Nunca vi nada parecido", disse um usuário da Internet.

"Temos que lhe dar tempo", "temos que pagar pela festa", "só se passaram três meses", responde um coro de pessoas que votaram a favor e ainda o apóiam, embora alguns com pouco entusiasmo. Não querem reconhecer que já passamos por isso e que isso está levando ao desastre", disse uma usuária.

"Vi com meus próprios olhos em La Plata na última sexta-feira, uma cidade onde os bares estavam cheios de gente em uma noite de terça-feira. Tristísimo", afirmou outra pessoa, indicando que a situação se estende além do centro econômico de Buenos Aires, enquanto outro a comparou com "uma cidade fantasma".

Alguns também apontaram que o programa de ajuste da administração de Milei causou o desemprego: "No Coto Nordelta, demitiram 80 dos 120 caixas que tinham. O mesmo está acontecendo em outras filiais", informou outra pessoa.

"A pandemia chamada Milei. Não se vota com discussão, se vota com consciência de classe. Os argentinos e argentinas não merecemos isso", segundo outra opinião.