Notícias

Perguntam a Trump qual será a concessão da Rússia pela paz: 'não tomar o país inteiro'

Perguntam a Trump qual será a concessão da Rússia pela paz: 'não tomar o país inteiro'Gettyimages.ru / Chip Somodevilla

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres na quinta-feira que a concessão da Rússia para a paz será interromper o conflito e não assumir o controle de toda a Ucrânia.

"Parar com a guerra e não tomar o país inteiro, é uma concessão muito grande", disse nesta quinta-feira, em uma conferência de imprensa no Salão Oval.

Perguntado se ele ainda acredita que a Ucrânia terá que abrir mão de território para alcançar a paz, Trump disse que "depende do território". "Eles perderam muito território. Quando dizem Crimeia, isso foi cedido por um presidente chamado Barack 'Hussein' Obama. Isso não tem nada a ver comigo. Isso foi há 11 anos", enfatizou.

O presidente enfatizou que quando a Crimeia foi reunificada à Rússia, "nenhuma bala foi disparada", "não houve luta". "Eles simplesmente a entregaram. Agora eles dizem: "Bem, podemos recuperá-la?" Acho que isso vai ser uma coisa muito difícil de fazer", enfatizou.

Na terça-feira, Zelensky disse a repórteres que "a Ucrânia não reconhecerá" a Crimeia como parte da Rússia e que "não há nada para falar sobre isso". Em resposta, Trump afirmou no dia seguinte que as palavras do líder do regime de Kiev "são muito prejudiciais às negociações de paz com a Rússia, no sentido de que a Crimeia já foi perdida há anos".

  • A Crimeia foi reunificada à Rússia em março de 2014, depois que 96,77% da população da península votou a favor de se tornar parte integrante da Rússia.