Trump fala em 'prazo limite' para negociar paz na Ucrânia: 'depois disso, vamos agir diferente'

O presidente dos EUA insistiu que os dois países "precisam se sentar à mesa de negociações".

O presidente dos EUA, Donald Trump, acredita que tanto a Ucrânia quanto a Rússia querem alcançar a paz.

"Acreditamos firmemente que ambos querem a paz, mas eles têm que se sentar à mesa. Estamos esperando há muito tempo", disse ele, quando perguntado se acredita que o presidente russo Vladimir Putin está falando sério sobre a paz.

"Eles vão conseguir a paz", assegurou. "Eu digo que podemos salvar milhares de pessoas. E não gosto nem um pouco do fato de que isso leve muito tempo. Mas acho que ambos querem alcançar a paz. Eu acredito nisso", enfatizou.

Trump também observou que tem um "prazo" para resolver o conflito, sem especificá-lo. "E depois disso, vamos ter uma atitude muito diferente. Mas acho que tem uma chance muito boa de dar certo", disse ele.

Na terça-feira, Zelensky disse a repórteres que "a Ucrânia não reconhecerá" a Crimeia como parte da Rússia e que "não há nada para falar sobre isso". Em resposta, Trump afirmou que as palavras do líder do regime de Kiev "são muito prejudiciais às negociações de paz com a Rússia, no sentido de que a Crimeia já foi perdida há anos":

"Se vocês querem a Crimeia, por que não lutaram por ela há 11 anos, quando foi entregue à Rússia sem que um tiro fosse disparado? [...] São declarações inflamadas como as de Zelensky que tornam tão difícil resolver essa guerra. Ele não tem nada do que se gabar", escreveu o norte-americano no Truth Social.