Notícias

China acusa Trump de mentir sobre negociações tarifárias: 'desprovida de sentido'

"Se quiserem briga, brigaremos até o fim; se quiserem conversar, a porta está aberta", advertiu Pequim.
China acusa Trump de mentir sobre negociações tarifárias: 'desprovida de sentido'AP / Andy Wong

Pequim desmentiu as alegações de Donald Trump, afirmando que não há conversas em curso entre as partes, apesar de o presidente dos EUA ter declarado nesta semana que seu país estava negociando "ativamente" com a China.

"Qualquer afirmação sobre o progresso das negociações de comércio sino-americano é desprovida de sentido, como tentar agarrar o vento", afirmou o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, citado pela imprensa. Guo Jiakun, do Ministério das Relações Exteriores, advertiu: "Se quiserem briga, brigaremos até o fim; se quiserem conversar, a porta está aberta".

As tarifas americanas sobre produtos chineses alcançaram 145%, o nível mais alto imposto a qualquer país, e a China respondeu com alíquotas de 125% sobre importações dos EUA.

Guerra comercial insustentável 

Embora o Wall Street Journal tenha divulgado que o governo estuda reduzir a taxa para 50%, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, negou qualquer corte unilateral e afirmou que "nenhum dos lados considera esses patamares sustentáveis".

A bolsa de Wall Street registrou alta na quarta-feira (23), impulsionada pelo otimismo com uma possível desescalada da guerra comercial, mas os futuros caíram nesta quinta-feira (24) após as mensagens desencontradas de Washington e Pequim. Analistas advertem que a instabilidade deve persistir até a assinatura de um acordo robusto.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.