Notícias

Jovens ucranianos fazem saudação nazista em memorial do Holocausto

"Trata-se de um ato deliberado de ultraje à memória", denunciou o prefeito da cidade ucraniana de Kharkov, Igor Terekhov.
Jovens ucranianos fazem saudação nazista em memorial do Holocaustoredes sociais

A polícia da província de Kharkov, na Ucrânia, anunciou nesta quarta-feira (23) que investiga um grupo de jovens flagrado fazendo saudações nazistas em um memorial dedicado ao Holocausto na cidade.

Segundo autoridades, começaram a circular em canais locais do Telegram imagens de três adolescentes exibindo publicamente símbolos do regime nazista no memorial de Drobitskiy Yar, onde entre 16 mil e 20 mil judeus foram assassinados durante a ocupação nazista.

O prefeito de Kharkov, Igor Terekhov, condenou a falta de respeito à história e à memória das vítimas. "Drobitskiy Yar não é apenas um lugar, mas uma ferida aberta em Kharkov. É um silêncio que ecoa a dor de milhares de vidas inocentes", escreveu o prefeito em seu canal no Telegram.

"E quando vejo uma foto de três adolescentes zombando descaradamente da memória das vítimas do Holocausto, fico indignado. (…) Esses três não são 'crianças', 'piadas' ou 'estupidez'. Trata-se de um ato deliberado de ultraje à memória e à humanidade", acrescentou Terekhov.

A Comunidade Judaica Unida da Ucrânia também condenou o episódio e apresentou queixa formal às autoridades policiais.