
Irã acusa Israel de tentar obstruir suas conversas com os EUA

Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, acusou o governo israelense ''e outros grupos de interesse'' de interferir nos diálogos em curso entre Teerã e Washington, com o objetivo de impedir a restauração das relações diplomáticas entre os dois países.
As declarações ocorrem após a imprensa israelense divulgar notícias de que o país persa estaria fortificando as defesas de túneis ligados à sua principal instalação nuclear, citando imagens de satélite recentemente divulgadas pelo Instituto de Ciência e Segurança Internacional.

"É de se esperar que aqueles que buscam manipular a opinião pública apresentem alegações e adereços fantásticos, como imagens de satélite de aparência assustadora. Mas para trazê-los de volta à realidade: Cada miligrama de urânio enriquecido no Irã está sob total e constante supervisão e monitoramento da AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica]'', escreveu Araghchi.
O chanceler iraniano afirmou ainda que os serviços de segurança de seu país "estão em alerta máximo devido a casos anteriores de tentativas de sabotagem e operações de assassinato projetadas para provocar uma resposta legítima".
