Notícias

China reage após Casa Branca promover teoria de que Covid-19 vazou de laboratório do país

"Cada vez mais pistas e evidências mostraram um surgimento anterior da Covid-19 nos Estados Unidos", afirmou a Comissão Nacional de Saúde da China.
China reage após Casa Branca promover teoria de que Covid-19 vazou de laboratório do paísGettyimages.ru / picture alliance

A Comissão Nacional de Saúde da China acusou, na quarta-feira, os EUA de fabricarem a teoria de que o coronavírus foi vazado de um laboratório da cidade chinesa de Wuhan, afirmando que essa ideia ''não tem base científica''.

"Cada vez mais pistas e evidências mostraram um surgimento anterior da Covid-19 nos Estados Unidos", afirmou a instituição, citada pela imprensa chinesa. ''A próxima etapa de rastreamento da origem deve ser realizada nos EUA, e pedimos que o país pare imediatamente de difamar e atacar a China, enfrentem seus próprios problemas e deem uma explicação séria e responsável à comunidade internacional".

Na semana passada, o governo Trump modificou a página da Casa Branca sobre a pandemia de Covid-19. Agora, o website mostra Trump entre as palavras ''lab leak'' [''vazamento de laboratório''], acima da frase ''as verdadeiras origens da Covid-19''.

De acordo com o site, o vírus tem uma "característica biológica que não é encontrada na natureza" e é originário do Instituto de Virologia de Wuhan, no centro da China, que tem "níveis inadequados de biossegurança".

''Por quase todos os parâmetros científicos, se houvesse evidência de uma origem natural, ela já teria vindo à tona. Mas isso não aconteceu'', lê-se na página.