Notícias

'Agente de George Soros!': Elon Musk e secretário do Tesouro trocam xingamentos na Casa Branca

A discussão, que quase chegou às vias de fato, começou por uma disputa pelo comando da Receita Federal; bate-boca ocorreu na presença de Trump e da premiê italiana Giorgia Meloni.
'Agente de George Soros!': Elon Musk e secretário do Tesouro trocam xingamentos na Casa BrancaGettyimages.ru / Alex Brandon

O chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), o bilionário Elon Musk, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, protagonizaram um bate-boca acalorado, que quase chegou às vias de fato, dentro da Casa Branca na semana passada, em meio a uma disputa sobre o comando da Receita Federal (IRS).

A briga, que incluiu xingamentos e gritos, ocorreu diante do presidente Donald Trump e de outros funcionários, conforme informou o portal Axios na quarta-feira (23), com base em testemunhas.

Fontes disseram que o confronto teve início após a nomeação de Gary Shapley, aliado de Musk, como chefe interino da Receita — cargo que Bessent defendia que fosse ocupado por Michael Faulkender, seu número dois no Tesouro.

Irritado com a manobra de Musk, Bessent o confrontou e, conforme relato de uma das fontes, os xingamentos de ambos os lados começaram a ressoar.

"Agente de George Soros"

A tensão escalou rapidamente. Musk teria acusado Bessent de ser "um agente de Soros" e de ter comandado "um fundo de hedge fracassado". O secretário, por sua vez, rebateu aos gritos e trocaram vários "f*da-se".

"Foi como dois bilionários de meia-idade encenando uma luta de WWE no corredor do Ala Oeste [da Casa Branca]", descreveu uma testemunha. A discussão foi presenciada pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em visita oficial ao país.

O histórico de desentendimentos entre os dois remonta ao período de transição do governo. Musk pressionou para que Howard Lutnick assumisse o Tesouro, mas Trump escolheu Bessent –, um antigo discípulo de George Soros – e reservou a Lutnick o Departamento de Comércio.

Desde então, a relação entre os dois é marcada por disputas internas, especialmente sobre cortes orçamentários e nomeações-chave no governo.

Bessent saiu vitorioso

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, minimizou o episódio ao dizer ao New York Times que "desentendimentos são parte normal de qualquer processo de formulação de políticas".

Apesar da vitória momentânea de Bessent — que conseguiu reverter a nomeação de Shapley no dia seguinte —, fontes próximas ao governo indicam que o embate entre os dois está longe de terminar.

"Scott venceu essa rodada, mas eu não gostaria de ter Musk como inimigo", disse um integrante da administração.