Notícias

Gigante automotiva da China terá fábricas no Brasil, gerando centenas de empregos

A Great Wall Motors (GWM) quer transformar o Brasil em ''uma base estratégica'' na América Latina, dedicada a atender às demandas das região.
Gigante automotiva da China terá fábricas no Brasil, gerando centenas de empregosGettyimages.ru / Feature China

A Great Wall Motors (GWM), gigante do setor automotivo da China, está intensificando seus planos para o Brasil, e planeja transformar o país em ''uma base estratégica'' na América Latina, dedicada a atender às demandas da região. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil China. 

As declarações foram feitas por Wei Jianjun, presidente da GWM, durante o Salão do Automóvel de Xangai, que abriu as portas na quarta-feira. Ele minimizou os impactos do ''tarifaço'' de Donald Trump sobre montadoras chinesas, ''já que a empresa historicamente não exportou grandes volumes para o mercado norte-americano''.

Fábrica em Iracemápolis

Em 2021, a GWM adquiriu, através de um investimento de US$ 10 bilhões, uma unidade da alemã Mercedes na cidade paulista de Iracemápolis. A inauguração da fábrica - a maior fora do continente asiático - está prevista para 2025 e deve gerar, segundo o Planalto, cerca de 700 empregos diretos.

Durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de 2024, Parker Shi, presidente da GWM International, manifestou o interesse da empresa, especializada em veículos elétricos e híbridos, em construir um centro de pesquisa e desenvolvimentos no Brasil, introduzindo novas tecnologias ao país.