
República autônoma da Bósnia e Hezergovina desafia autoridades federais e impede prisão de seu presidente

Agentes da Agência Estatal de Investigação e Proteção (SIPA) da Bósnia e Herzegovina tentaram prender o presidente da República Srpska (uma das duas entidades políticas do país), Milorad Dodik, de acordo com o portal bósnio Klix nesta quarta-feira (23)
Segundo relatos, a ação foi impedida pelas forças do Ministério do Interior da República Srpska. O episódio ocorreu em Sarajevo Oriental. O veículo informa que a SIPA relatou que seus agentes foram ameaçados com o uso da força.
Ainda segundo o veículo, a atitude do Ministério do Interior da República Srpska pode ser enquadrada como crime de "rebelião armada".
Na última terça-feira, Dodik chegou ao Centro Administrativo do Governo da República Srpska, em Sarajevo Oriental, onde deve se reunir ainda hoje com o prefeito e líderes dos municípios da região.

Em março, o Ministério Público da Bósnia e Herzegovina emitiu uma ordem de prisão contra o político por "ataques à ordem constitucional". O episódio ocorre em meio ao aumento das tensões entre a República Srpska e o governo central.
No fim de fevereiro, um tribunal bósnio condenou Dodik a um ano de prisão e à proibição de exercer atividades políticas por seis anos, considerando-o preocupado com a insubordinação ao alto representante da comunidade internacional no país, Christian Schmidt. Por ser uma decisão de primeira instância e ainda poder ser contestada, o político não foi detido.
