
Parlamento Europeu está perto de acordo com China para suspensão de sanções - imprensa chinesa

O Parlamento Europeu e o governo chinês estão próximos de um acordo para remover sanções impostas a eurodeputados desde 2021. As tratativas foram classificadas como estando nos "estágios finais" por um porta-voz europeu, segundo a imprensa chinesa.
"Discussões com as autoridades chinesas continuam e estão em seus estágios finais", disse o porta-voz. Ele acrescentou que a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, "informará os líderes dos grupos parlamentares assim que houver confirmação oficial por parte da China sobre a suspensão das medidas".
Segundo o mesmo representante, "sempre foi a intenção do Parlamento Europeu ter as sanções retiradas e retomar as relações com a China".

As sanções foram impostas por Pequim como retaliação às medidas adotadas pela União Europeia contra autoridades e entidades chinesas, após denúncias de violações de direitos humanos na região de Xinjiang.
Nos bastidores, Metsola se reuniu diversas vezes com o embaixador da China e tem atuado de forma intensa nas últimas semanas para concluir o processo.
A informação sobre a possível remoção das sanções foi inicialmente divulgada por Noah Barkin, conselheiro sênior do grupo de pesquisa norte-americano Rhodium Group, em publicação no LinkedIn.
