Maslenitsa é uma festa típica russa que inclui tradições dos tempos pagãos, representada pelas panquecas ou crepes que simbolizam o sol. É uma festa da primavera, que chega após um inverno que é normalmente cinzento e com muita neve na Rússia.
A capital russa oferece uma das maoires celebrações dessa festa, realizadas em 29 locais de Moscou.
"Nesta semana, centros culturais, escolas de música e arte, parques, bibliotecas e museus realizarão muitos programas de entretenimento e festivos para os cidadãos", disse o prefeito da capital russa, Sergey Sobyanin, em uma semana de comemoração do Maslenitsa.
As plataformas oferecem uma enorme seleção de refeições tradicionais deliciosas, incluindo 50 tipos de panquecas, além de 200 recheios e molhos para elas.
Os melhores chefs competem na preparação de panquecas com salmão e queijo de cabra, panquecas com espinafre e lula em molho cremoso, panquecas Guryevsky com patê de cavala e outros pratos festivos.
O programa cultural do festival inclui apresentações de grupos folclóricos de Moscou com instrumentos musicais tradicionais russos, incluindo balalaika.
Além disso, durante o festival se oferecem as aulas de cerâmica e carpintaria, se proporcionam noções básicas de pintura artística, confecção de brinquedos e amuletos folclóricos. Os visitantes também se familiarizam com as peculiaridades nacionais e culturais dos distritos federais do país, podem conhecer as tradições de diferentes povos da Rússia, assistir a concertos e masterclasses.