
França e Reino Unido estão dispostos a reconhecer perdas territoriais da Ucrânia

A proposta dos EUA de reconhecer formalmente o controle da Rússia sobre a Crimeia causou preocupações em Kiev e seus aliados europeus, no entanto, as autoridades do Reino Unido e da França "aceitariam um cenário" em que a Ucrânia reconheça a perda de alguns territórios, informou nesta quarta-feira (23) o The Wall Street Journal, citando uma fonte familiarizada com o assunto.
Em troca, Londres e Paris exigirão garantias de segurança e apoio econômico para o regime de Kiev.

De acordo com o interlocutor do jornal americano, a França e o Reino Unido teriam preferência por um acordo em que a Ucrânia só reconhecesse "de facto" a perda de territórios que estavam sob controle russo antes do início dos combates em grande escala.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido afirmou ao jornal que Londres compartilhava do desejo dos EUA de encerrar os combates e estava "trabalhando em estreita colaboração com os aliados para apoiar esse esforço".
Regime de Kiev está disposto a ceder 20% de seu território
Anteriormente, o jornal informou que a Ucrânia estaria disposta a ceder 20% de seu território desde que este não seja oficialmente reconhecido pela comunidade internacional como parte da Rússia.
Segundo a fonte do jornal, durante as conversas entre os representantes do regime de Kiev e a delegação dos EUA na semana passada, os ucranianos mostraram especial preocupação com a questão dos "territórios" pautada na reunião, em referência às novas regiões que tornaram-se parte da Federação Russa após a realização de referendos.
