Notícias

País da OTAN instalará base militar na fronteira com Rússia

A base abrigará 200 a 250 militares e tropas aliados em regime rotativo; o país destinará 30,5 milhões de euros a drones, infraestrutura e 600 bunkers até o outono.
País da OTAN instalará base militar na fronteira com RússiaGettyimages.ru / Chris Jackson

A Estônia vai estabelecer uma base militar permanente em Narva, cidade fronteiriça com a Rússia, onde cerca de 200 a 250 militares estonianos e tropas aliadas ficarão estacionados, anunciou o general Vahur Karus, chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa, em entrevista ao canal ERR.

"Planeja-se estacionar unidades em Narva de forma permanente, [...] para normalizar a presença diária de militares na cidade", afirmou Karus.

Karus acrescentou que a base abrigará várias unidades em regime rotativo, acomodando tanto o efetivo permanente quanto recrutas e reservistas.

No início do ano, as autoridades estonianas anunciaram que investiriam 30,5 milhões de euros para reforçar a fronteira com a Rússia e ampliar a capacidade de vigilância.

Desse total, 12,5 milhões serão aplicados em drones e 18 milhões na construção de infraestrutura militar. A cadeia de defesa está planejada para incluir cerca de 600 bunkers, com a primeira fortificação de 14 unidades a ser concluída até o outono.