Notícias

1,5 milhão de drones, 180 aviões e helicópteros: Putin resume industria militar russa em 2024

O presidente russo também enfatizou que a rápida implementação de sistemas baseados em inteligência artificial será crucial para garantir vantagens no campo de batalha, destacando que "quem dominar essas tecnologias mais rapidamente terá enormes benefícios em futuros conflitos".
1,5 milhão de drones, 180 aviões e helicópteros: Putin resume industria militar russa em 2024Sputnik / Mikhail Metzel

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (23), durante reunião da Comissão Militar-Industrial ocorrida no Kremlin, em Moscou, que as Forças Armadas do país já receberam mais de 1,5 milhão de drones de diferentes modelos, além de 180 aviões de combate e helicópteros.

Putin destacou que quase todas as empresas do setor de defesa cumpriram as metas estabelecidas pelo Estado "de forma completa, eficiente e pontual", com alguns tipos de armamentos sendo entregues antes do prazo estipulado.

"A produção de armamentos e sistemas de comunicações, inteligência e guerra eletrônica mais do que dobrou. As tropas receberam mais de 4.000 unidades de veículos blindados, 180 aviões de combate e helicópteros. Além disso, mais de 1,5 milhão de veículos aéreos não tripulados de vários tipos foram entregues, incluindo cerca de 4.000 drones controlados pelo sistema FVP de realidade virtual, que são enviados às linhas de frente todos os dias", afirmou.

O presidente russo garantiu que todos os planos atuais para a produção de armamentos destinados ao exército serão cumpridos. "O trabalho está sendo realizado diariamente", disse.

Importância da IA no campo de batalha 

Putin ressaltou a necessidade de acompanhar as tendências globais em tecnologias militares. "Devemos antecipar e compreender quais potenciais conflitos armados podem surgir no futuro", disse, defendendo a aceleração da implementação de sistemas baseados em inteligência artificial.

"É necessário concluir a formação de uma constelação de satélites multifuncionais a fim de conduzir todos os tipos de reconhecimento e garantir comunicações estáveis e contínuas tanto durante operações de combate quanto em treinamentos e missões em tempos de paz", afirmou.

"As possibilidades de uso da IA são imensas. Quem dominar essas tecnologias mais rapidamente terá vantagens significativas no campo de batalha", acrescentou o presidente.

Putin também destacou a importância de investir em embarcações não tripuladas e outros sistemas estratégicos, além de fomentar pesquisas com tecnologias a laser capazes de neutralizar múltiplos alvos, como drones e, futuramente, aeronaves e mísseis.