As tarifas generalizadas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem provocar uma desaceleração "significativa" no crescimento da economia global, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI), que avaliou que "a economia mundial está em um momento crítico".
O tarifaço de Trump "representam, por si só, um sério impacto negativo sobre o crescimento", afirmou o FMI, acrescentando que espera-se "uma desaceleração significativa do crescimento global no curto prazo", advertiu.
O fundo destacou que a "imprevisibilidade com que essas medidas vêm sendo adotadas" dificulta a formulação de projeções.
A estimativa atual é de crescimento de 2,8% do PIB global neste ano, 0,5 ponto percentual abaixo da previsão divulgada em janeiro.
"A rápida escalada das tensões comerciais e os níveis muito elevados de incerteza política devem ter um impacto significativo sobre a atividade econômica global", afirmou o FMI.
Todas as principais economias devem ser afetadas. A previsão de crescimento do Reino Unido foi reduzida de 1,6% para 1,1%, enquanto a dos Estados Unidos caiu de 2,7% para 1,8%.
SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO .