Xi Jinping alerta para ameaça da guerra comercial à ordem econômica mundial

O presidente chinês defende a proteção do sistema internacional centrado na ONU e a manutenção de uma ordem global baseada na lei internacional.

O presidente da China, Xi Jinping, advertiu nesta quarta-feira (23) que ferramentas como tarifas ou guerras comerciais afetam os direitos e interesses legítimos de todos os países do mundo, conforme informações da agência estatal chinesa Xinhua.

As declarações de Xi Jinping foram feitas durante uma reunião com o presidente azerbaijano, Ilkham Aliyev, que está visitando Pequim, e acrescentou que esse tipo de confronto prejudica o sistema de comércio multilateral.

Xi expressou a disposição do seu país de cooperar com o Azerbaijão para proteger o sistema internacional centrado nas Nações Unidas e manter uma ordem global baseada no direito internacional.

Carta ao Japão

A Reuters informou ainda na terça-feira (22) que o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, enviou uma carta ao primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, pedindo-lhe que adotasse uma resposta coordenada às medidas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump. A carta, enviada pela embaixada chinesa no Japão, enfatiza a necessidade de "combater o protecionismo juntos".

SAIBA MAIS SOBRE AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS COM NOSSO ARTIGO .