Cúpula militar foi convocada na Polônia após objeto não identificado entrar no espaço aéreo do país

O comando operacional do exército disse que todas as suas forças foram colocadas em prontidão de combate.

O presidente polonês Andrzej Duda convocou uma reunião urgente da liderança militar do país na sexta-feira (29/12), depois que um objeto não identificado entrou no espaço aéreo polonês.

De acordo com a declaração oficial, o presidente polonês manteve uma conversa telefônica com o ministro da defesa do país, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz. A reunião urgente contará com a presença do ministro, bem como do chefe do Estado-Maior do exército polonês, Wieslaw Kukula, e do comandante de operações das forças armadas do país, Maciej Klisz.

Mais cedo na sexta-feira, o comando operacional das Forças Armadas polonesas informou que um objeto não identificado entrou no espaço aéreo do país vindo da Ucrânia. "Desde o momento em que cruzou a fronteira até o desaparecimento do sinal, ele foi observado pelos radares do sistema de defesa aérea do país", disse ele.

O comando operacional informou que "o comandante operacional das Forças Armadas mobilizou todas as forças e meios à sua disposição".

Enquanto isso, Jacek Goryszewski, porta-voz do Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia, disse que todas as forças foram colocadas em prontidão de combate.

De acordo com ele, a violação do espaço aéreo ocorreu perto da cidade de Zamosc.

Mais tarde, o Estado-Maior da Polônia afirmou, sem provas, que o objeto, citado como um míssil, que entrou no espaço aéreo do país era russo. A informação foi apurada pela RIA Novosti.