Notícias

Kremlin comenta suposta proposta de Putin para interromper conflito

Dmitry Peskov aconselhou que as pessoas confiassem apenas em fontes primárias para o assunto, afirmando que ''há muitas falsificações sendo publicadas atualmente''.
Kremlin comenta suposta proposta de Putin para interromper conflitoSefa Karacan/Anadolu

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou nesta terça-feira (22) a reportagem do jornal Financial Times (FT) sobre o encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial norte-americano Steve Witkoff, ocorrido em São Petersburgo.

No mesmo dia, o veículo britânico sugeriu, citando fontes familiares com o assunto, que Putin teria feito uma proposta a Witkoff para interromper o conflito ucraniano, como parte dos esforços para se alcançar um acordo de paz junto ao presidente dos EUA, Donald Trump.

Sobre isso, Peskov alertou haver "muitas falsificações sendo publicadas atualmente, inclusive por veículos respeitados", recomendando confiar apenas em fontes primárias sobre o assunto.

A FT detalhou que a proposta dos EUA para um possível acordo incluía o reconhecimento da península da Crimeia como território russo, além do reconhecimento do controle de facto sobre as quatro regiões reunificadas à Rússia após consultas populares em 2022.

"Um trabalho tenso está sendo realizado. Estamos conversando com os americanos. O trabalho é difícil e leva tempo, portanto é difícil esperar resultados imediatos, sendo um trabalho que não pode ser feito em público", declarou o porta-voz ao veículo.

Anteriormente, Trump havia declarado ser "muito provável" que Moscou e Kiev cheguem a um acordo ainda nesta semana.