Ucrânia ataca infraestrutura crítica da usina de Zaporozhie

A infraestrutura crítica da Usina Nuclear de Zaporozhie, na cidade de Energodar, foi alvo de um ataque lançado pelas Forças Armadas da Ucrânia, informou o serviço de imprensa da usina em sua conta no Telegram.
Foi relatado que um dispositivo explosivo sem projétil foi lançado na área da cerca que protege os tanques de diesel. "Se tivesse atingido os tanques, poderia ter tido consequências lamentáveis", diz o comunicado.
De acordo com o diretor da usina nuclear, Yuri Chernichuk, um dispositivo explosivo foi lançado a "cinco metros" de uma área potencialmente perigosa. Não são registrados vítimas ou feridos na equipe e o equipamento não foi danificado, declarou o diretor da usina.
Além disso, o serviço de imprensa enfatizou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), cujos especialistas mantêm presença permanente na instalação desde 1 de setembro de 2022, também considera esses ataques inaceitáveis.
- Em meados de fevereiro, Moscou exigiu que a AIEA adotasse uma posição mais responsável e precisa no caso dos ataques da Ucrânia à Usina Nuclear de Zaporozhye, que é a maior da Europa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia insistiu que a liderança da agência deve declarar explicitamente que a única ameaça à operação segura da usina atômica é Kiev.
